Páginas

sexta-feira, 7 de junho de 2013

Panturrilha




Que a minha panturrilha é grandinha não é novidade pra ninguém. Pelo menos não pra quem me conhece pessoalmente. Desde menina eu convivo com comentários sobre a minha perna grossa.

O que mais me chateou por anos, era nunca encontrar uma bota de cano alto que fechasse o zíper na minha pernoquinha. E eu acabava por comprar botas com canos médios. E por muitos anos simplesmente não achava nenhuma bota. Cheguei a ir em diversas lojas e ter minha panturrilha esmagada muitas vezes. Tinha vendedora que olhava minha perna e dizia, mas claro que eu tenho bota que sirva, trazia uma pilha e nada de fechar. Enfim, uma saga.

Depois que eu emagreci um pouco, notei uma coisa: Panturrilha não emagrece. E pelo que eu vi na internet ninguém quer diminuir a panturrilha e sim tonificar. Cada doido com a sua mania.

Aí dei uma pesquisada na internet pra vocês, sobre a dita da panturrilha.

A panturrilha

Essa parte do corpo que muitos teimam em afirmar que é um tubérculo (batata é rica em amido que engorda, por isso chame de panturrilha) é composto de dois músculos principais e uma terminação nervosa:


  • O  nervo tibial anterior, que ajuda na flexão da planta do pé e localiza-se na parte de trás da perna, percorrendo todos os feixes musculares.
  • O  músculo sóleo, que movimenta o tornozelo nos movimentos de extensão e flexão planar.
  • O gastrocnêmio, que movimenta joelho e tornozelo e é fundamental na flexão dos pés.
  • Quando engordamos, a panturrilha acumula mais líquido do que gordura, mas ainda assim avoluma-se artificialmente graças principalmente à força que a panturrilha faz para ajudar na sustentação.


Como emagrecer a panturrilha

Como dito no primeiro parágrafo, tecnicamente não é possível emagrecer a panturrilha, e sim tonificá-la com exercícios específicos:

  • Fazer alongamentos da panturrilha com pesos para não distender o nervo tibial.
  • Flexionar o gastrocnêmio com carga, para que a definição da panturrilha seja visível.
  • Reforçar o músculo sóleo, que sustentará a forma e a integridade do gastrocnêmio, com flexões para o dorso (dorsiflexão) e plantares, agachamentos e pulos.
  • Levantar pesos com as pernas em aparelho de ginástica específico.
  • Só tome cuidado: você quer apenas emagrecer a panturrilha, e não tornar-se uma fisiculturista. Como os músculos da panturrilha suportam mais repetições em treinamentos, alguns exageros podem acontecer. Não são raros casos de hipertrofia na região da panturrilha, o que pode arruinar a harmonia dos feixes musculares. Em alguns casos a panturrilha pode ficar mais grossa que a coxa! Tome cuidado e não faça exercícios sem supervisão.
------

Dito isto, posso contar melhor que o meu sonho em ter uma bota cano alto que passasse pela minha panturrilha, e frustrado por muitos anos, até que enfim foi realizado. Eis que esta semana fui ao shopping com meu amado, e entrei numa "loxinha" e tã-nã experimentei várias botas até que achei a mais perfeita de todas, quando vi o zíper subindo e subindo só fiz aquela cara #feliz. E pronto. Agora tenho uma bota alta, linda do jeito que sempre quis.

Não sei se você é do tipo que tem perna fina, e é complexada, mas ter pernas grossas demais também não é nada legal. Agora é mais uma etapa vencida. hehehe

Beijos gente, até!

14 comentários :

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. As vezes tenho que concordar com as pessoas que falam "ninguém é totalmente satisfeito com corpo", pois é, minhas perninhas (inhas demais, rs), sempre foram finas, e como sou bem alta, parecem mais finas ainda...rs, ahhh como eu queria ter pernocas como vc, hehe... mas é muito difícil engrossar as ditas cujas, ainda mais tendo a genética assim... já minhas botas sempre ficam largas na perna, rs. Enfim, acho que vc tem pernas que muitas mulheres desejam ter... bjsss ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tayla, obrigada pelos elogios! E é verdade nunca estamos plenamente satisfeitas, sempre achamos que algo poderia ser melhor ;)

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
  3. Eu já sofro com as panturrilhas grossas comecei a fazer musculação e parece que elas estão maiores.... Que medo.... Vou me orientar e pedir um treino pra diminuir.... Além do problema com as notas tem as calça reta e skine que aperta na dita cuja as vezes nem sobe... Que tristeza

    ResponderExcluir
  4. Eu já sofro com as panturrilhas grossas comecei a fazer musculação e parece que elas estão maiores.... Que medo.... Vou me orientar e pedir um treino pra diminuir.... Além do problema com as notas tem as calça reta e skine que aperta na dita cuja as vezes nem sobe... Que tristeza

    ResponderExcluir
  5. Eu já sofro com as panturrilhas grossas comecei a fazer musculação e parece que elas estão maiores.... Que medo.... Vou me orientar e pedir um treino pra diminuir.... Além do problema com as notas tem as calça reta e skine que aperta na dita cuja as vezes nem sobe... Que tristeza

    ResponderExcluir
  6. Isso é um dilema na minha vida...magra mas baixinha com coxas e panturrilhas grossas aparenta ser menor ainda!! :/
    Tb estou fazendo musculação e logo de cara já falei pra instrutora que quero reduzir. rsrs
    Teve algum progresso Nádia?
    Ass: Larissa

    ResponderExcluir
  7. Fui comprar uma bota, cano longo (nunca tive), em São Paulo. Após experimentar em várias lojas até na Arezzo, nenhuma deu porque a minha batata (panturrilha) e grossa...que raiva!

    ResponderExcluir
  8. Fui comprar uma bota, cano longo (nunca tive), em São Paulo. Após experimentar em várias lojas até na Arezzo, nenhuma deu porque a minha batata (panturrilha) e grossa...que raiva!

    ResponderExcluir
  9. Fui comprar uma bota, cano longo (nunca tive), em São Paulo. Após experimentar em várias lojas até na Arezzo, nenhuma deu porque a minha batata (panturrilha) e grossa...que raiva!

    ResponderExcluir
  10. Tbm odeio minha batata da perna chega me dar raiva , sou magra e ela é desproporcional ao meu corpo isso me irrita porque aonde eu vou tem sempre um idiota p comentar , queria eu ter canela fina só assim ninguém ia ficar comentando .

    ResponderExcluir
  11. Tbm odeio minha batata da perna chega me dar raiva , sou magra e ela é desproporcional ao meu corpo isso me irrita porque aonde eu vou tem sempre um idiota p comentar , queria eu ter canela fina só assim ninguém ia ficar comentando .

    ResponderExcluir

Postagens populares