Páginas

segunda-feira, 18 de março de 2013

10 DICAS para comer consciente




E aprender a dar um fim na gula...
por Nadia Rodman, RD

É sábado a noite. Você coloca seu DVD favorito, senta-se no sofá com um copo grande de refrigerante e um pacote do seu biscoito favorito. Um a um, você vai comendo primeiro o recheio e depois o biscoito. Agora, avance para duas horas mais tarde e você terá não apenas terminado de ver o filme como também comido todo o pacote. Um péssimo exemplo de como comer sem pensar.

Para mudar esse comportamento, primeiramente, devemos saber o que nos leva a comer demais. Aqui estão 10 dicas que podem ajudá-la a comer com mais consciência.

Dica Nº1 – MEÇA AS PORÇÕES

Se você estiver medindo as porções a olho, você pode estar subestimando o quanto você está comendo de verdade. Isso pode ser exatamente o que está acabando com seus esforços para emagrecer.

Dica Nº2 – UM PACOTE NÃO É 1 PORÇÃO

Não importa se está comendo salgadinho, sorvete, biscoitos ou castanhas. Se você estiver comendo diretamente da embalagem, você comerá mais do que imagina.

Dica Nº 3 – EVITE DISTRAÇÕES

Se você come enquanto trabalha no computador ou assiste TV, está sendo distraída o tempo todo com outra atividade além da refeição, o que abre uma brecha para a gula.

Dica Nº4 – MELHORE SEUS HÁBITOS

Não é que você nunca deve comer enquanto assiste TV. Mas, de preferência, deve fazer com que a escolha de hábitos saudáveis transforme-se em um novo hábito. Antes de ir ao cinema, por exemplo, coma um lanche saudável ou leve seus próprios doces, pipocas e balas ao invés de comprar a porção vendida no local.

Dica Nº5 –TAMANHO É DOCUMENTO

Se você come numa embalagem maior, está, provavelmente, comendo de 20% a 30% a mais do que gostaria. O mesmo acontece com os tamanhos dos pratos. Se você comer em pratos grandes, pode estar exagerando nas porções.

Dica Nº6 – COMA COM PESSOAS QUE FAZEM DIETA

Estudos mostram que pessoas que comem com colegas que têm tendência a comer demais, também estão propensas a fazer o mesmo. Por outro lado, se você comer com pessoas que se alimentam de forma mais equilibrada, você está mais propensa a frear seus impulsos. Por isso, tente fazer refeições com pessoas que têm os mesmos objetivos que você.

Dica Nº7 – IMAGEM É TUDO

Alguns estudos descobriram que, simplesmente pensar em comida, nos dá fome. Isso quer dizer que, aquele prato de doce em frente a sua mesa é, provavelmente, a causa da sua vontade constante por doces.

Dica Nº8 – 0% GORDURA NÃO É 0% CALORIA

Às vezes, as pessoas pensam que porque um alimento é livre de gorduras, podem exagerar. Errado. Ingerir excesso de calorias, de qualquer forma, causará ganho de peso.

Dica Nº9 – DIGA NÃO AOS ALIMENTOS HIPERCALÓRICOS

Apesar de os sucos e vitaminas serem geralmente saudáveis, não são boas escolhas para a sua dieta. As calorias líquidas não satisfazem tanto quanto as sólidas. Se você quer tomar um suco, tenha certeza de consumir uma quantidade razoável. Castanhas, nozes e todos os alimentos oleaginosos, assim como os sucos, são escolhas hipercalóricas. A dica é o controle. No entanto, se você está tentando perder peso, frutas frescas são sempre melhores do que os sucos.

Dica Nº10 – COMIDAS QUE SATISFAZEM

Alimentos de volume grande e poucas calorias irão satisfazê-la mais rápido e por mais tempo. Vegetais ricos em amido são bons exemplos de alimentos repleto de nutrientes, mas com poucas calorias.

Fonte: Curves

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Postagens populares