Páginas

terça-feira, 3 de setembro de 2013

Conserva de cenoura - PASSO A PASSO


CONSERVA DE CENOURA


Olá como já havia prometido para vocês aqui esta a receita de conserva de cenouras, é simples e fácil para fazer você vai precisar de : 
                                                    

* POTE DE VIDRO COM TAMPA
* CENOURAS FRESCAS
* ÁGUA FILTRADA GELADA
* SAL A GOSTO
* VINAGRE


Primeiro passo: lave bem o pote de vidro, mesmo que seja novo, eu reutilizo alguns que já tenho em casa.


Depois lave as cenouras, se preferir deixe de molho faça uma solução com 1 colher de chá de água sanitária para 1 litro de água e deixe de molho por 15 minutos aqui nesse link você encontra maiores informações sobre Como lavar frutas e verduras corretamente



Segundo passo: corte as cenouras no comprimento de cada uma, tente deixar todas na mesma espessura para cozinharem por igual. 
                                     



Terceiro passo : Coloque água  em temperatura ambiente na panela até cobrir as cenouras e cozinhe até ficar macia por mais ou menos uns 30 minutos. Não deixe ficar muito mole é preciso que ela fique firme porem macia, eu cozinho sem sal.




Quarto passo : Retire do fogo, escorra a água, espere esfriar e retire a casca.



Quinto passo : Quanto estiver totalmente frio acomode-as no pote de vidro cortando se for necessário. Coloque sal e se preferir outros temperos (alho, pimenta, louro e etc . . .) 

 


Sexto passo : Acrescente a água filtrada e gelada até o meio do pote e complete com vinagre.

  


E pronto tampe bem e movimente levemente o vidro para misturar o sal.

Coloque na geladeira e de dois a três dias está pronta para consumo, depois de aberta consumir em no máximo duas semanas, guarde sempre na geladeira. 

Dica sempre use um garfo limpo para retirar a cenoura de dentro do pote e não devolva depois que retirar, procure não deixar perto do fogão ou das panelas quentes como é uma conserva caseira pode estragar facilmente. 

Você pode usar em sanduíches, em patês, como aperitivo, usar como salada naqueles dias corridos que não dá tempo de lavar e cortar é só abrir o pote e comer.

Também pode ser feito com beterraba, Chuchu, vagem, brócolis da mesma forma que a cenoura já o repolho (é preciso cozinhar por apenas uns 10 minutos), cebola e pepino (não precisa cozinhar).

É isso invente, crie e nos conte depois !!! 

Beijos Pri =)


Nenhum comentário :

Postar um comentário

Postagens populares