Páginas

quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

Festinha de 29 anos


Então acho que vocês já sabem que eu completei mais uma primavera no último dia 15. Foi um aniversário meio louco porque eu tô fazendo reeducação alimentar e o meu irmão tá fazendo aquela dieta do Dukan.

Pense em como fazer uma festinha para alegrar a todos os meus familiares e amigos. Não foi tarefa fácil. Meu marido queria muito que eu encomendasse o bolo e os salgados. Mas eu queria cozinhar, simplesmente porque eu amo. Confesso que se tivesse comprado tudo pronto talvez o bolo tivesse mais fofo, e as outras coisas mais saborosas, só que também ia ter muita fritura e coisinhas que eu não queria.

Enfim olha aí a mesinha e não vale rir das loucurinhas.


Na dieta dukan, pode comer proteína, então eu comprei uns ovinhos de codorna em conserva, e fiz este mousse de limão que ninguém gostou muito, na real não ficou bem mousse (a receita vai ovos, limão, adoçante e leite - particularmente eu gostei, a receita vem no livro do Dukan). O quibe foi feito pela minha mãe e o Itchê - é a especialidade festas deles! Fiz também sanduíche natural com pão integral e patê de frango com cenoura. Este pão integral é aqueles fake, não eram 100% integral.


Eu fiz muffin salgado de queijo, presunto e tomate (eu amei!), receita aqui em baixo pra vocês! Também cortei cenourinha crua com molhinho de iogurte,  alho e maionese. Fiz kits de queijo e goiabada (Romeu e Julieta), comprei dois pacotinhos de marshmallow pra minha sobrinha, que ama, trocando os brigadeiros por eles. E fiz meu tão sonhado bolo de Kit Kat, que nada mais foi que um bolo comum de chocolate recheado de morango e chocolate, coberto de ganache de chocolate meio amargo e colado os kit kats nas lateriais. E forrei o topo com bolinhas crocantes. Uma coisa é certa a decoração desse bolo não tem como ficar feia. Não tem mesmo. Confesso que eu achei que os kit kats iam desgrudar quando eu tirasse a fita, mas eles ficaram bem grudadinhos.

Vamos a receita do muffin salgado?

Muffin Salgado - Presunto e Queijo

Ingredientes

- 1 1/2 xícara (180g) de farinha de trigo
- 1/2 xícara (120ml) de leite em temperatura ambiente (usei de baixa lactose)
- 2 ovos
- 4 colheres de sopa de manteiga derretida (usei margarina)
- 1 colher de sopa rasa de açúcar
- 1/2 colher de chá de sal
- 2 colheres de chá de fermento químico em pó (para bolo)
- 1 xícara de queijo picado (usei mussarela)
- 1 tomate grande picado (sem as sementes)
- 1/2 xícara de presunto picado
- 1 colher de sopa de salsinha picada

Modo de preparo

- Numa travessa misture a farinha de trigo (preferencialmente peneirada, para ficar bem fofinho), o açúcar e o sal. Reserve.
- Em outra tigela misture o leite, os ovos, a salsinha, o tomate, o queijo e o presunto. Junte essa mistura à mistura da farinha, mexendo levemente, só para integrar os ingredientes. Por fim, misture à massa o fermento em pó.
- Coloque a mistura pronta em forminhas untadas e enfarinhadas ou com forminhas de papel forneáveis (próprias para muffins/cupcakes). Não encha a forminha toda, deixe pelo menos 1 cm para que os bolinhos cresçam.
- Coloque no forno pré-aquecido a 180C para assar até que fiquem douradinhos. Os meus demoraram 30 minutos. Retire do forno e deixe esfriar por uns 10 minutos. Ficam uma delícia morninhos!


Vale a pena fazer meninas admiráveis. O queijo e o presunto pode ser de fatia sabe? Aí você pode só picar em quadradinhos.

Até a próxima! 

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Postagens populares